quinta-feira, 18 de março de 2010

O que é caro para você? E o que é barato?

Postado por Vanessa Pontes às 09:31
Quando escuto alguém dizer que tal produto é caro, eu pergunto: caro comparado a quê?


Me lembro de algumas vezes ter comprado algo, e ficado um tanto receosa de início, por não saber se tinha pago barato ou caro. Passado algum tempo, fiquei tão satisfeita com o produto, que seu preço passou a não ser barato nem caro, mas justo para o benefício que me proporcionou.


Quero dar um exemplo de um produto fora do universo Natura e escolhi um que está presente na vida de todo mundo - a escova de dentes. Podemos comprar a mais barata, de má qualidade, que acaba por ser um gasto, pois não cumpre bem sua função de limpeza e dura pouco. Por outro lado, ao comprar uma boa escova de dentes, faço um investimento na saúde dos meus dentes e posso usá-la por mais tempo.


É nisso que se baseia a relação custo x benefício. Quando compramos algo que nos agrada pela qualidade e atende às nossas necessidades, trazendo benefícios, tendemos a pensar primeiro neles e depois nos custos. Que tal, então, inverter a relação para benefício x custo? Primeiro levar em conta os benefícios que poderão advir da compra ou venda e, só então, levantar e analisar os custos. Para vender, este raciocínio é essencial. As pessoas compram casas para ter segurança e conforto, e compram cosméticos para se sentir bem, se cuidar.


E assim, os custos se tornam justos e possíveis.

3 comentários:

CS Empreendimentos Digitais on 18 de março de 2010 às 11:10 disse...

É verdade, já comprei produtos caros que qdo fui usar não eram tão bons e me arrependi e também já me aconteceu o contrário! De comprar produtos mais baratos e eles serem perfeitos.
Acho que de tudo o melhor é usar uo perguntar pra quem usou e assim ter certeza de que não vai comprar gato por lebre!
Adorei o post.
Bjs!
^^
cintia

Priscilla Watanabe on 20 de março de 2010 às 20:17 disse...

Adorei o post, realmente é assim que devemos pensar antes de criticar o preço alheio. Já cansei de ouvir este tipo de frase "ai ta caro demais", mas o custo benefício compensa.

beijos

Unknown on 21 de março de 2010 às 01:08 disse...

Oiie! td bem?? pois eh.. estou com o blog há mais ou menos 2 meses.. fiquei viciada em visitar blogs alheios e resolvi criar o meu tbm, pra discutir sobre beleza, moda e talz.. :)
seu blog tah lindoo tbm.. vc revende Natura neh? e eu revendo Avon.. :) hehe!!
já tô te seguindo tbm.. ahh! vou te seguir no twitter tbm.. siga-me tbm.. /@priprass2

e olha.. li seu post, falou tudo hein? eu q tenho essa mania de ficar comprando mais barato.. rs! às vezes eu deixo de usar algum produto maravilhoso pq tah caro.. rs! mas tbm poxa, dá um desconto, eu ainda dependo do papai e da mamãe, sou uma pobre universitária.. rsrrs!! mas vc tah certíssima.. =D

beijão.. e passe sempre no meu blog... :)

 

Beleza com Vanessa Copyright © 2011 Design by Ipietoon Blogger Template | Illustration by Enakei | Gossip Celebrity